sexta-feira, setembro 07, 2007

E-portfólio

Um portfólio pode assumir um formato electrónico, digital, e assim designar-se “e-portfólio”. Este tipo de documento é então um conjunto de dados reunidos e geridos por um utilizador, normalmente na Web. Um e-portfólio pode conter texto, ficheiros electrónicos, imagens, elementos multimédia, blogs, hiperligações e outros componentes, e ainda observações, avaliações e a reflexão do próprio autor sobre os trabalhos realizados. Esta informação, documentação, tal como num portfólio em papel, constituem uma demonstração das capacidades dos seus autores. Os e-portfólios podem ser mais facilmente implementados em plataformas, e sendo estas acessíveis através da Web, permitem uma actualização mais frequente e dinâmica dos e-portfólios. O processo de criação e desenvolvimento de um e-portfólio requer organização, selecção e reflexão ao seu autor. Independente do tipo e do propósito do e-portfólio, este constituiu uma oportunidade, para cada cidadão evidenciar a sua aprendizagem ao longo da vida. Trata-se de uma ferramenta de gestão do conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional da qual se destacam as seguintes vantagens:
- Facilidade de pesquisa de informação;
- Agilidade na pesquisa de informação;
- Acessibilidade;
- Maior possibilidade de estruturação;
- Interacção.
É fundamental que haja um propósito na constução do e-portfólio, para que haja coerência e interesse na informação e documentação que armazena e partilha.
Dadas as características e potencialidades deste instrumento, as suas vantagens e a facilitação da mobilidade, bem como da motivação para a utilização dos documentos digitais disponíveis na Sociedade do Conhecimento, em 2003, o Consórcio Europeu EifEL (European Institute for E-Learning) emanou a campanha “e-portfólios para todos”, cujo objectivo principal é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-portfólio. Em sequência aparece o Europortfólio (European Consortium for the ePortfólio) que substitui o EPICC (European Portfólio Iniciatives Coordination Committee). Esta iniciativa consiste num projecto co-financiado pela Comissão Europeia, que procura potenciar a utilização de e-portfólios nos mercado de trabalho e educação europeus, e promover a adopção de especificações internacionais que suportem a interoperabilidade entre diferentes plataformas de e-portfólios e outros sistemas de informação.

Antes de concluir parece-me oportuno questionar os efeitos desta campanha pois, embora reconheça algum trabalho nomeadamente pelas Escolas e Universidades, considero que tal campanha não está, nomeadamente em Portugal, a surtir grande efeito ao nível da população activa. Em meu entender ainda há muito trabalho que deve ser feito pelas respectivas instituições que lançaram tal desafio para que o objectivo seja atingido, não só ao nível tecnológico como também sobre a mentalidade de fazer com que cada cidadão seja mais participativo na Sociedade do Conhecimento e tenha vontade de demonstrar a sua capacidade de organizar, interpretar e reflectir sobre os documentos e informação que pode disponibilizar no e-portfólio.

Referências
- Carvalho, Ana Amélia A. (2007). E-portfólio. Apresentação em PowerPoint da disciplina de Comunicação Educacional e Tecnologias da Informação. Braga, Universidade do Minho.
- http://wikipedia.org, consultado a 21-07-2007
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http://www.sinfic.pt/sinficnewsletter/sinfic/newesletter119/dossier4.html, consultado a 21/07/2007