terça-feira, dezembro 05, 2006

Aspectos a observar nos indicadores de qualidade

Para cada um dos indicadores de qualidade a seguir evidenciados podem observar-se as seguintes características:

Identidade
Integra o nome do site, o seu propósito ou finalidade, a autoridade, a data de criação e da última actualização. Estes dados devem constar, preferencialmente, na página inicial do site.

Usabilidade
Traduz-se na facilidade em usar e em aprender a usar, para a qual contribuem a compreensão da estrutura do site, a navegação e orientação, o aspecto gráfico e a consistência da interface.

Rapidez de Acesso

Para a rapidez interna de acesso contribui o facto das hiperligações estarem activas, o que é também um motivo de satisfação para quem navega no site. As hiperligações quebradas são frustrantes para o utilizador e geram uma percepção de descuido por parte do responsável do site.

Níveis de Interactividade
A interactividade motiva o utilizador a explorar um site. Identificamos cinco níveis de interactividade: a) Nível um – o utilizador vê, lê e ouve; clica nas hiperligações para aceder à informação, para navegar no site; b) Nível dois – o utilizador desloca ou movimenta objectos; c) Nível três – o utilizador preenche e envia, por exemplo, um formulário, um trabalho, etc, esperando receber uma resposta; d) Nível quatro – o utilizador preenche e verifica, obtendo feedback imediato. Este caso aplica-se à procura de informação num motor de pesquisa, aos exercícios com correcção automática, aos jogos com pontuação. O feedback imediato é estimulante para o utilizador e permite-lhe progredir na aprendizagem. e) Nível cinco – o utilizador constrói um texto colaborativamente online.

Informação
Identificam-se seis indicadores de qualidade da informação que permitem inferir da sua credibilidade e actualidade.
a) Temática e adequação às orientações curriculares - se o site incluir informação para diferentes níveis de ensino, deve explicitar, para cada situação, o nível para o qual a informação foi estruturada.
b) Abordagem feita ao assunto - deve-se verificar se o fio condutor é lógico e coerente e se o nível linguístico está adaptado aos destinatários. No que concerne a conteúdos para níveis mais avançados, deve-se verificar a abordagem que é feita ao assunto, não só em amplitude mas também em profundidade, bem como o rigor e a objectividade com que é apresentado. Não devem surgir insinuações insultuosas de carácter racial, religioso ou de género. O utilizador deve ser respeitado.
c) Correcção do texto (escrito ou oral) - o texto deve estar correcto do ponto de vista gramatical e ortográfico se for escrito e gramatical e prosódico se for falado.
d) Referências bibliográficas - as referências bibliográficas e as hiperligações a sites documentam a credibilidade da informação. Particularmente, se indicarem sites de qualidade e específicos da temática e se as referências bibliográficas impressas forem específicas da temática.
e) Data e actualidade - deve ser indicada a data em que foi produzido, disponibilizado e, se pertinente, da última actualização. No caso em que determinado conteúdo só seja disponibilizado posteriormente à fase de concepção, deve-se colocar a data em que, por exemplo, o texto foi escrito.
f) Autor - é importante que cada peça informativa tenha o nome do seu autor, caso isso não aconteça, a responsabilidade do conteúdo é atribuída ao responsável do site (pessoa ou instituição). É também importante o endereço electrónico para contactos, para que o utilizador possa solicitar esclarecimentos sobre o conteúdo apresentado.

Actividades
É importante que as actividades envolvam os alunos na aprendizagem. As actividades devem fomentar a aprendizagem individual e colaborativa, incentivando o desenvolvimento de competências e motivando para a procura de informação.
Destacamos três tipos de actividades que podem ser desenvolvidas individualmente ou colaborativamente, com objectivos variados, que promovem diferentes destrezas cognitivas e físicas, nomeadamente, pesquisa orientada, jogos e exercícios com correcção automática:
- A pesquisa orientada pode ser feita através de questões desafiantes ou de actividades mais estruturadas, como acontece com as WebQuests e com a Caça ao Tesouro.
Os jogos, desde os mais simples aos mais complexos, devem estar relacionados com a informação disponibilizada no site para motivarem à leitura da mesma.
Os exercícios com correcção automática são estimulantes porque dão feedback imediato sobre a realização correcta ou incorrecta do exercício, tornando a aprendizagem mais desafiante.
Se o site abarcar diferentes níveis de escolaridade, as actividades devem explicitar o nível a que se destinam. Para os professores e encarregados de educação devem ser dadas informações sobre o tipo de actividades existentes no site e sobre as competências que visam desenvolver. Em actividades mais complexas deve ser disponibilizada ajuda para os utilizadores que precisem de a consultar. Na maior parte dos casos, basta uma informação sucinta sobre como realizar a actividade.

Edição colaborativa online
Permite que vários sujeitos colaborem para um mesmo objectivo. Estando essas ferramentas online, como acontece com os blogues e as ferramentas Wiki, está facilitada a colaboração em qualquer local desde que exista conexão à Internet. É uma forma de alunos colaborarem num trabalho a partir de casa ou de qualquer outro lugar. É também uma forma de alunos e professores de diferentes escolas colaborarem num projecto comum. Neste caso, a construção colaborativa beneficia da edição colaborativa online.

Espaço de partilha

O espaço de partilha é neste contexto perspectivado como um espaço em que podem ser disponibilizados os trabalhos realizados pelos alunos ou pelos professores. Devem ser dadas as orientações a respeitar pelos que querem disponibilizar trabalhos e deve também ser mencionado se há alguém que avalie previamente os trabalhos, antes de estes serem disponibilizados no site.

Comunicação
Um site para além de disponibilizar o contacto do responsável para esclarecimento de dúvidas, deve proporcionar fóruns de discussão, para que haja um espaço de reflexão que motive os utilizadores a regressarem ao site. Deverá ser um espaço em que alunos, professores e encarregados de educação possam intervir. A comunicação síncrona, realizada através de chat, permite que aqueles que se encontram no site em determinado momento possam partilhar ideias. O site deve facilitar a comunicação entre os que o usam, disponibilizando correio electrónico, fórum e chat (áudio e vídeo).